SOBRE

EMEF ARLINDO LUIZ OSÓRIO HOJE

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório está localizada na Rua Pedro Culmann, 385, no bairro Dona Julia em Passo Fundo, RS, CEP: 99032-640. O telefone da secretaria da escola é (54) 3314-3539 e o e-mail para contato é “emefarlindoosorio@pmpf.rs.gov.br”. A escola municipal possui atualmente cerca de 430 alunos (segundo dados do Censo Escolar de 2018) em Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

HISTÓRIA DA EMEF ARLINDO LUIZ OSÓRIO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório iniciou suas atividades em 1964, por iniciativa da professora Áurea Amarante Gheller, que cedeu a sala de sua casa para que as crianças do bairro pudessem estudar, com a denominação de Escola Nova.

Em 1969, houve a inauguração do novo prédio, com denominação de Grupo Escolar Arlindo Luiz Osório, no mesmo local onde funciona até nos dias de hoje. O nome da escola foi uma homenagem ao professor, político, jornalista e poeta riograndense. Sr. Arlindo Luiz Osório.

Arlindo Luiz Osório, patrono da escola que leva seu nome, veio para Passo Fundo em meados de 1941, trabalhou no jornal Diário da Manhã, exerceu o cargo de Inspetor de Ensino Municipal a convite do Prefeito da época, posteriormente Diretor de Ensino, como é hoje, Secretário de Educação, foi incansável na luta pelo Ensino Municipal, foi membro do “Instituto de História e Geografia”, da “Academia Passofundense de Letras” e integrou o Conselho Escolar de Passo Fundo até seu falecimento em 25 de março de 1960.

A escola do bairro foi criada legalmente pelo decreto municipal nº 80 de 24 de outubro de 1977, seu funcionamento foi autorizado através da portaria nº 13.088, de 28 de julho de 1978, oferecendo o ensino de 1º grau de 1ª à 4ª série, outros pareceres foram autorizando a abertura de outras séries e somente em 2000 foi autorizado o ensino até a 8ª série.

Hoje a escola atende aproximadamente 430 alunos da comunidade local e das redondezas que fazem parte do zoneamento da instituição, os quais são oriundos dos bairros Nenê Graeff, Loteamento Garden e Conjunto Habitacional Edmundo Trein. O grupo docente é formado por trinta e dois professores.

Atualmente atuam na equipe diretiva da escola, como diretora a professora Simone Duval Damini, vice-diretor o professor Alexsandro Rosset, coordenadora pedagógica do turno da manhã a professora Angeli Liane Gabriel Muller, coordenadora do turno da tarde a professora Taciane Locatelli Vargas e orientadora educacional a professora Margarete Falabrette.  A secretaria é atendida pela secretária Vanusa Polippo e duas funcionárias sendo uma da cozinha e uma servente, efetiva da escola. Também três serventes e uma cozinheira que são encaminhadas através de Cooperativas Prestadoras de serviços, totalizando quatro pessoas.

Os profissionais que atuam nesta escola procuram atender as necessidades e expectativas das famílias, trazendo a comunidade para participar do processo escolar e fazendo a interligação necessária para que a escola possa cumprir seu papel como mediadora na formação de ideias e opiniões.