DIRETRIZES

REGIME ESCOLAR – LINHA DE AÇÃO 2019

DIREITOS DO ESTUDANTE

Usufruir de todos os recursos e serviços que a escola dispõe. Ser respeitado e atendido em suas dificuldades relacionais e de aprendizagens. Receber tratamento com igualdade. Participar da elaboração da Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar.

RESPONDABILIDADES DO ESTUDANTE

Zelar pelo patrimônio da escola, responsabilizando-se pelos danos causados, juntamente com a família. Ser assídua e pontual. Respeitar e cumprir as normas estabelecidas pela escola.

É VEDADO AO ESTUDANTE

Desrespeitar as regras disciplinares. Ocupar-se durante as aulas com quaisquer atividades estranhas. Entrar e sair das aulas sem a permissão do professor. Ausentar-se da escola durante as atividades, se a devida licença da escola. Usar o nome da escola se a devida autorização. Rasurar documentos referentes a sua vida escolar. Usar sem a devida autorização o nome da escola para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção. Utilizar-se de armas ou objetos considerados perigosos. Praticar ato ofensivo à moral. Entrar em sala de aula após o início das atividades do período sem a devida justificativa e autorização. Incitar os colegas a ausência coletiva ou impedir-lhes a entrada na escola ou na sala de aula. Expor colegas, professores ou qualquer membro da comunidade escolar a situações constrangedoras. Utilizar dentro da sala de aula, conforme a Lei Estadual N°12.884/2008.

MATERIAL

Qualquer objeto utilizado em sala de aula, que não seja solicitado pelo(a) professor(a), será recolhido, identificado e entregue somente aos responsáveis, sendo que os mesmo serão comunicados do ocorrido, principalmente o celular (Lei N°2246/07). Skate e bicicleta são responsabilidade da família. Não serão autorizados no recreio, por falta de local adequado.

ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE

Frequentar as aulas diariamente. Eventuais atrasos no mês: atendimento médico (com atestado médico e/ou acompanhado de responsável). No 1º e 2º atraso: na escola, assina uma ficha na secretaria e recebe um bilhete colado no caderno para apresentar ao professor na sala de aula. No 3º atraso será solicitada a presença da família para juntos resolver as situações de atrasos.

AVALIAÇÕES

Observar as orientações e as datas determinadas. Caso seja necessário faltar, apresentar e entregar na secretaria atestado médico ou justificativa por escrito, garantindo o direito de realizar a avaliação conforme data e horário estipulados pelos professor(a) da disciplina.

UNIFORME

É obrigatório o uso da parte superior do uniforme escolar para todas as atividades escolares. Para as aulas de educação física é obrigatório o uso de roupa adequada para a prática esportiva (parte superior do uniforme e legging, bermuda, abrigo…) Caso estiver vestido inadequadamente será feito um registro e informado a família. Se ocorrer novas situações, a família será convocada para comparecer a escola.

RECREIO

Será realizado no pátio interno da escola. As salas de aula serão chaveadas pelas funcionárias. Em dias de chuva não haverá recheio e os estudantes sairão 15 minutos antes: manhã 11h30min, e a tarde 17h15min.

MERENDA ESCOLAR

Será servida a todos os estudantes que desejarem, momentos antes do recreio. É permitido tomar água em sala de aula desde que traga o recipiente de casa.

PLANILHA

Registro e comprometimento dos estudantes em situações relevantes em sala de aula. Caso necessário o professor encaminhará bilhete aos pais. Após 3 assinaturas mensais, os responsáveis pelo estudante serão chamados para juntos resolvermos as dificuldades.

MEDIDAS PEDAGÓGICAS

Caso os estudantes não observem seus deveres são passíveis das seguintes medidas: 1) orientação escolar com ações pedagógicas dos professores; 2) registro dos fatos envolvendo o estudante pela equipe diretiva com o comprometimento de mudança de atitudes do estudante; 3) convocação dos pais ou responsáveis com registro e assinatura de termo de compromisso; 4) relatório por escrito ao Conselho Tutelar sobre a recorrência dos atos indisciplinares; 5) Aplicação de sanção disciplinar educativa recíproca ao ato indisciplinar cometido pelo estudante aplicada pelo Conselho Escolar, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de educação; 6) acionamento da RAE (Rede de Apoio à Escola) para deliberação sobre as ações multidisciplinares e interinstitucionais educativas.

COMUNICADO AOS PAIS

Quando for solicitada a presença dos pais na escola o(a) estudante assinará como ciente de comunicar os pais.