Slackline nas aulas de educação física na ALO

O Slackline é uma atividade física executada em uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, usualmente duas árvores, onde são realizados movimentos em cima dela, esses movimentos podem ser estáticos ou dinâmicos.

É um esporte considerado completo pois ele alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração. Além disso, sua prática contribui para aperfeiçoamento de outros esportes como a corrida, a escalada, o skate e o surf.

O Slackline teve origem na década de 1980 nos EUA nos campos de escalada do Vale de Yosemite, as pessoas que realizavam escaladas estavam acampadas. Surgiu então, a ideia de esticar uma fita de seus equipamentos de escalar e treinavam tentando se equilibrar sobre elas. Então, o que era para aperfeiçoar uma modalidade esportiva tornou-se um esporte mundial.

O Slackline é conhecido também como corda bamba e o seu significado é “linha folgada” e por muitas vezes é comparado ao cabo de aço por artistas circenses.

Esse esporte ficou inexplorável durante muito tempo aqui no Brasil e sua tendência ganhou forças em 2010 nas praias brasileiras com surgimento de centros de treinamento e aprendizado de Slackline.

Aqui na ALO o Slackline está sendo incluído nas aulas de Educação Física de forma segura e com orientação adequada. A inclusão desta modalidade nas aulas de educação física da ALO tem a proposta de desenvolver aspectos como equilíbrio, concentração e percepção corporal e aspectos sociais e está sendo implementada pela professora Greice Fior.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2017) os esportes urbanos e esportes de aventura fazem parte dos conteúdos propostos para Educação Física a partir de 2020.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*