Olimpíada de Língua Portuguesa. Os alunos da ALO que escrevem o futuro

Nesta quarta-feira, dia 14/08/19, tivemos a realização da Olimpíada de língua portuguesa nas dependências da EMEF Arlindo Luiz Osório.

O concurso que já está em sua sexta edição é promovido pelo Ministério da Educação e visa proporcionar aprimoramento aos professores da rede pública nas práticas de ensino de leitura e escrita e faz parte do Programa “Escrevendo o Futuro”.

Em 2019 o tema geral desenvolvido foi “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos participantes do projeto a possibilidade de estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Em nossa escola foram realizadas oficinas de produção literária com a iniciativa e grande entusiasmo dos nossos queridos professores de Português Carlos Renato Lima e Andréia Dalla Chiesa. Sob a direção e total dedicação deles os alunos do 5º ano participaram escrevendo “poesias”; os alunos do 6º e 7º anos produziram textos na modalidade “Memórias Literárias” e os alunos do 8º e 9º anos participaram com a produção de “crônicas”. Ao todo foram selecionados 18 participantes locais nestas três categorias.

Nesta data os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos foram apresentados perante um corpo de jurados que incluiu professores de português, membros da comunidade escolar e representantes do Sindicato dos Professores de Passo Fundo- CMP.

Os jurados escolheram os melhores trabalhos em cada uma das três categorias conferindo aos alunos vencedores a medalha de ouro.

Cabendo a distinção especial aos alunos Susane Mendes na categoria “memórias literárias”; Amanda Bonotto na categoria “poesias”; e Flávio Daniel Montemezzo na categoria “crônicas”.

Todos os 18 alunos que realizaram as oficinas de literatura e que estiveram presentes e apresentaram seus trabalhos na olimpíada receberam medalhas e certificados de  participação.

A atividade como um todo foi um sucesso e na sequência, seguindo o cronograma do concurso, os professores que coordenaram localmente o evento enviarão relatórios ao MEC informando a cerca dos bons resultados alcançados ao término dos trabalhos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*